quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dicas - Contratação Pedreiro

 

 

Contratar Pedreiros da Maneira Correta Evita Muitas Dores de Cabeça

“Ele não fez o serviço conforme combinado”. “Paguei a primeira parcela e ele sumiu sem terminar a obra”. “Ele mandou comprar muito mais material que o necessário e sobrou quase tudo”. Essas são reclamações frequentes de quem contrata serviços de pedreiros, pintores e outros profissionais para construção e manutenção de imóveis. E para piorar a situação, o consumidor tem dificuldade de fazer valer seus direitos na Justiça, pois a maioria contrata esses serviços de maneira informal.
O advogado do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Lucas Cabette Fábio, chama a atenção para a necessidade de um contrato por escrito. “A finalidade do documento escrito é produzir prova do que foi combinado entre o consumidor e o fornecedor dos serviços, reduzindo os riscos da contratação.  O pedreiro possuirá maiores certezas sobre o que deve e não deve fazer e pensará duas vezes antes de descumprir seus deveres.  Além disso, caso o consumidor tenha que recorrer ao Judiciário, as chances de sucesso são muito maiores se houver um contrato escrito”.

Dicas

Veja algumas dicas para evitar problemas ao contratatar os serviços de um pedreiro:
  • Procure um profissional indicado por pessoas de confiança, que tenham avaliações positivas sobre o serviço prestado;
  • Verifique se o pedreiro tem endereço fixo, onde poderá ser procurado e receber correspondência escrita em caso de problemas;
  • Se o investimento for grande, você pode pesquisar no Judiciário e verificar se o profissional foi ou está sendo processado por consumidores de seus serviços;
  • Faça um contrato por escrito, com a descrição completa do que está sendo combinado entre o consumidor e o profissional;
  • O contrato deve conter a qualificação das partes (nome completo, profissão, estado civil, RG, CPF e endereço), descrição da obra, valores e materiais envolvidos, prazos para início e conclusão, entre outros pontos que julgar importantes. É recomendável a estipulação de multa para hipótese de descumprimento;
  • Se o problema já aconteceu, você pode procurar o Juizado Especial, para conflitos que envolvam valores de até 20 salários-mínimos, sem precisar de advogado;

Mesmo sem contrato por escrito, o consumidor tem direito de exigir o que foi acordado verbalmente. O advogado do Idec orienta que caso haja necessidade de recorrer ao Judiciário, o cliente pode utilizar extratos bancários, recibos, notas fiscais de materiais, vistorias, perícias e o testemunho de outras pessoas como prova.
A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) aconselha especificar no contrato como serão resolvidos os casos imperfeição ou atraso na entrega dos serviços. Eles alertam também que se houver muita resistência por parte do profissional com relação às cláusulas do contrato, é melhor não fazer o negócio.
Outra dica é não antecipar o pagamento dos serviços, mas realizá-lo em etapas e documentar os valores pagos. Os recibos devem especificar o que está sendo quitado com aquela parcela, qual o valor já pago e o valor restante.


Espero que esta matéria ajude a ficarmos atentos na hora de contratar nossa mão de obra.

*Depois vou colocar um modelo de contrato.

Bjs.
Cris. 

Fonte: Site Clique Arquitetura

Imagem:  Google Images

8 comentários:

  1. Dificil é fazer um contrato com esse pessoal né, por que vamos combinar, o povo complicado !!!

    1000 beijos.
    http://apartamentoecasamento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii Cris!
    To apaixonadaa pelo seu blog!rs
    Lindoo
    Gostei das dicas,e ja to te seguindo =D

    Ahh Parabens pelo casorio e pelo ape!!
    Grandessss bejosss e tenha uma semana maravilhosa!

    ResponderExcluir
  3. Com uma empreiteira é fácil de trabalhar com contrato, mas um pedreiro informal fica mais complicado mas é possível. Se eu não me engano, a Flavia do blog OLHA O MEU APÊ, fez contrato com o pedreiro dela e deu tudo certo.

    Eu não fiz contrato com o meu mas deu tudo certo também, foi indicação da loja onde fechamos os planejados então ficamos mais tranquilos.

    Bjss
    Tai

    ResponderExcluir
  4. Olá Cris, passando para agradecer a sua visita no blog e dizer que achei o layout do seu blog a coisa mais linda.

    Ahh não ponho muita fé em fazer contrato com pedreiro não, acho que com ou sem contrato, se ele for picareta vai aprontar do mesmo jeito, mexer com pedreiro é tenso mesmo, e eu considero a parte mais complexa da reforma. Sugiro que vc escolha muito bem este profissional e sempre por indicação, e peça para ver a reforma que ele está fazendo atualmente e faça uma pesquisa com as pessoas que já o contrtataram, tipo uma pesquisa de opinião. Ahh e considere também o fato desse profissionais serem escassos no mercado e que provavelmente vc terá que esperar ele terminar serviços anteriores para começar o seu, já vi blogueira por aqui esperando uns 4 meses pelo pedreiro. Então se antecipe em contratar o seu.

    Minha opinião sobre contratar arquiteto, engenheiro e afins é DESNECESSÁRIO (minha opinião), se vc pesquisar nos blogs verá que este profissional é raríssimo nas construções por aqui, ainda mais para reformar um apê que é mais tranquilo. Tive amigas que contratou e gastou horrores sem necessidade nhenhuma, eles vão indicar a loja tal, o material tal (que normalmente eles têm alguma ligação) e nem sempre são melhores e mais em conta. Bem .. mas é minha opinião, tem gente que tem necessidade disso.

    Quanto ao laminado vc pode ver aqui:
    http://reformandoadois.blogspot.com/2010/07/laminado-de-madeira.html

    e a cozinha aqui: http://reformandoadois.blogspot.com/2010/09/cozinha-in-foco.html
    http://reformandoadois.blogspot.com/2010/07/fechamos-com-italinea.html

    Estou a disposição para qq dúvida viu, tbm fizemos o financimanto da CEP, só que em menos tempos e já estamos utilizando o FGTS para abater no valor das prestações.

    Bjs
    Neili

    ResponderExcluir
  5. Ola... Estarei por aqui sempre, tah! Parabens pela compra. Minha familia (eu, marido e dois filhos) estamos no segundo ape e demos a largada para a reforma. Me siga e visita lá meu espaço. Uma dica: Pesquisa é muito bom! A mesa que escolhi para minha sala de jantar por exemplo. Achei por 2900,00, 2450,00 e comprei por 1810,00 em tres vezes!!! A pequisa é a chave principal, assim vai economizar muuuuito!
    bjs
    Vanessa
    http://reformadosbuscape.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris, a idéia é otima, pq realmente pedreiros são uma dor de cabeça em geral... mas na maioria das vezes é dificil aplicar essa regra no dia-a-dia, as vezes é mais fácil contratar uma empreiteira que se responsabiliza por terceiros...sei que existem empreiteiras de pequeno porte, que fazem obras pequenas, mas mesmo assim é dificil de encontrar!! rs

    Abraço!
    http://sonhandoem49m2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá Cris, gostei das dicas, mas acredito que a contratação de uma empreiteira é mais segura neste casos em que a obra é grande e se inicia do zero, devido a empreiteira lhe fornecer um contrato onde ambas as partes tem suas obrigações e deveres.

    Ass: Camila Ribeiro

    ResponderExcluir

Ahhh deixa um comentário vai... vou ficar assim :-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...