sexta-feira, 24 de junho de 2011

Dúvida, Medo, Dúvida...Por onde começar?!



Sei que tem poucas pessoas neste espaçinho ainda mas preciso falar! Por onde eu começo?!

Tipo assim: Tenho idéias, já até dividi  os ambientes e tal, mas fico pensando será que está certo? Será que é viável?!
Se eu mostrar minhas idéias diretamente para um pedreiro será que ele não vai encrencar? (sabe como os pedreiros são cri-cri, querem fazer o que eles querem). Por causa disso contrato um Arquiteto ou um Design de Interiores? Vou ter dinheiro para bancar um projeto desses?! Vou direto em uma loja para fazer o projeto?! Mas estas lojas não pedem a planta já com as instalações elétricas e hidraulicas? Daí não precisaria de um... Pedreiro? Arquiteto? Design? Ou eu mesma?!

Afff, sabe ... Cresci com meu pai fazendo nossa casa, tenho traumas...rsrs. É pedreiro que some, que acha que a obra é dele, pedreiro que não faz o que você pede, que larga o trabalho pelo caminho, meu pai dando um de pedreiro. Então por isso, estou cogitando a possibilidade de chamar um Design ou Arquiteto, porque agora quero fazer tudo direitinho, não quero fazer gambiarras que futuramente vão me dá dor de cabeça.

Entendeu pessoal?! Como vocês começaram?! Iluminem essa cabeça perdida...rsrss!

Bjs.
Cris.

8 comentários:

  1. Oi Cris,

    obrigada pela visita lá no meu blog, vim retribuir, rs.

    Olha...Eu e o Paulo, rsrs, meu Paulo, rsrs, não tínhamos como pagar um profissional para acompanhar a reforma, mas como não fizemos nada de muito diferente porque temos pressa de mudar e o apartamento não é nosso lar definitivo, vamos ficar lá só alguns anos, resolvemos tocar a reforma nós mesmo.

    Um profissional ajuda muito, acharia melhor um arquiteto que tem melhor noção de construção/reforma e decoração. Mas Design de Interiores também não fica muito atrás.

    Para a construção da nossa casa com certeza contrataremos um engenheiro e um arquiteto para que tuda fique perfeito. No apartamento foi complicado, teve atrasos, muitos. A reforma era pra ser 3 meses e virou 6. E trabalho, mais estudo, mais reforma fez com que quase enlouquecemos, rs. Teria feito algumas coisas diferentes, coisas mínimas mas que mudaria se fosse possível voltar no tempo. Aconteceram alguns errinhos...Muita coisa para decidir com tantas outras coisas acontecendo ao mesmo tempo, por isso um profissional seja arquiteto ou design de interiores ajuda e muito, se a pessoa pode pagar.

    Quanto a pedreiro, se não tiver uma pessoa o tempo todo ali junto acompanhando, com certeza ele fará o que quiser, sempre irá pensar no que é mais fácil pra ele e o mais fácil pra ele sairá mais caro pra vocês, rs. Sei por experiência própria, eu e o Paulo trabalhamos, ninguém da nossa família tem tempo de ficar o dia todo no apartamento...conclusão, teve atrasos, erros, coisas que queríamos que fosse de um jeito e foi feito de outro.

    Ontem mesmo, fomos no apartamento e percebi que na cozinha e corredor da area de serviço onde o pedreiro tirou os azulejos e passou cimento para nivelar as paredes, ele passou a tinta por cima do cimento! A parede ficou porosa, horrível, o certo seria passar massa corrida em tudo. Ligamos para o pintor e ele disse que ia trabalhar diferente, não ia passar massa corrida e sim daria 4 demãos de tinta! Já tinhamos comprado uma lata de 18 litros, semana passada ele pediu mais uma de 18 litros, achamos estranho ter acabado tão rapido e compramos 2 galões de 3,6 litros, hoje entendemos o motivo dele pedir mais essa lata, 4 demãos na cozinha e área de serviço...e nisso vai mais dinheiro...nosso!

    Por tudo isso eu sou a favor de contratar um profissional se for possível pagar um, rs.

    Bjs
    Tai

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por visitar meu blog, sinta-se a vontade.
    Bom, respondendo a sua pergunta:
    O designer de interiores é o profissional responsável por ambientações de espaços, muitas vezes cria móveis e objetos de decoração, pode ser um Arquiteto especialista nesse ramo, ou seja, um Arquiteto Designer de Interiores . Atualmente existem cursos específicos para design de interiores, dura em média 2 anos (tecnólogo). o profissional que faz APENAS o curso de designer de interiores (tecnólogo) NUNCA será completo como um Arquiteto.
    O arquiteto é o profissional que cria/idealiza/projeta a edificação ou o ambiente, é responsável por edificações de até 3 pavimentos (acima disto compete ao engenheiro), muito embora é sempre bom ter um engenheiro nas fases de fundações de estruturas independentemente de se tratar de uma simples residência.
    O arquiteto deve definir qual a melhor solução arquitetônica para uma reforma ou construção levando em conta diversos fatores. Além de definir quais os materiais, cores e a iluminação pertinente a cad ambiente.
    Não é pelo fato de eu ser arquiteto, mas prefira sempre esse profissional. Vale muito mais a pena.

    ResponderExcluir
  3. Fala ai Cris blz?
    Já passamos por isso e acho que todos que vem aqui dar opinião gostam de contribuir com as experiências que já tiveram pois sabemos o quanto isso é útil. Quando a Nina resolveu fazer o blog cheguei até a achar estranho, mas hoje acho uma excelente fonte de informação, tanto que posto direto e leio os posts dos outros.
    Então... nós também não tínhamos dinheiro pra pagar um profissional para acompanhar a obra e por isso fizemos isso nós mesmos com uma grande ajuda do nosso sogro. Basicamente começamos discutindo as idéias (viajando na maionese mesmo, cada idéia que surgiu no início...). O mais importante depois dessa fase é colocar os pés no chão e colocar a mão até onde o bolso alcança.
    Como saber o limite? Faça uns 2 cenários, levante o material que vai precisar e faça orçamentos... depois que tiver o valor, multiplique pelo valor mais próximo de 2 possível (serão os imprevistos).
    Pegue também uma opinião com conhecidos sobre profissionais (pedreiro, pintor)... nessa primeira fase é tudo estimativa... mas vai ajudar a você se decidir por um cenário a seguir.
    Definido um cenário, siga somente ele a risca. Se for fazer modificações que sejam sempre para diminuir os custos, nunca para aumentar. Esse é o segredo para evitar infelicidade, discussões etc.
    Durante a obra não tem jeito, vai rolar stress e as situações que você viu seu pai vivendo, certamente você vai passar por alguma. No nosso caso, nós dois trabalhamos fora e só podíamos passar na obra no final do dia quando o pedreiro já tinha ido embora. Nosso sogro ajudou a fiscalização da obra, mas mesmo assim nosso amigo pedreiro fez algumas "proezas" inacreditáveis rsrsrs... Qual o segredo para lidar com isso? Relaxe! (como costuma me dizer a Nina)
    No final o resultado fica tão bonito que sobrepõe os pequenos detalhes imperfeitos, pode acreditar.
    O que nos ajudou muito foi o fato de eu ser Engenheiro e ela Arquiteta. E olha, não deixe de pedir ajuda de um profissional (não precisa gastar rios de dinheiro com isso também) porque faz toda a diferença.
    Grande abraço, bom fim de semana e mãos a obra!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris,
    obrigada pela visita ao meu blog, volte sempre... vi que vc é nova no pedaço, vou e seguir pra trocarmos figurinhas, afinal estamos no mesmo barco né hehehehe
    Olha se vc puder contratar alguém, contrate um bom arquiteto, ele tem formação ampla e saberá indicar os melhores profissionais, vai projetar o espaço de acordo com o seu gosto, mas se vc não tiver uma verba sobrando pra pagar este profissional, quem sabe vc possa tentar com indicações de profissionais mais sérios (pedreiros bons) e a decoração vc pode tentar pegando muita referência em revistas e na internet...
    Seja bem-vinda! Vou te seguir!
    bjsssss

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho esses medos também... meu ap fica pronto em setembro e já estou com medo...

    1000 beijos.
    http://apartamentoecasamento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi gente!!! Sou noiva e me caso mes que vem...estou passando pelo mesmo processo de reforma do apê!!! Porém, tenho a sorte de ser arquiteta rsss... Pensando em casais assim como nós... estou focando meu trabalho para recém casados ou juntados (rs)... se quiser pode passar no meu blog
    www.arq-camilamoreno.blogspot.com
    camilamoreno.arq@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, adorei o seu blog, não sei como faço pra seguir... rsrsrsrss

      Excluir
  7. Oi gentemmmmmm... rsrsrsrsrrsrs... sou nova no pedaço, não entendo nada de blog,,, rsrsrsrsr... fui tentar me cadastrar para poder seguir o Blog da Cris e do Paulo e acho que acabei criando uma conta de blog... rsrsrsrsrsr... Cris todas essas dúvidas que você descreveu acima são as minhas, porém você está na vantagem, você já passou por tudo, e eu ainda vou começar... rsrsrsrsrsr... Assim, comprei minha casinha de boneca, digo de boneca porque ela só tem 41 m²... rsrsrsrsrrs... comprei pelo minha casa minha vida, e vou mudar algumas coisinhas nela, quando comprei e pela construtora que comprei, não tinha a opção de pagar a diferença e você mudar alguma coisa que quisesse mudar, então vou fazer isso agora, eu peguei as chaves em Julho.
    Eu vou mudar os pisos da casa e trocar para porcelanato (já comprado), vou mudar também os revestimentos e piso do banheiro (já comprados também)... enfim, vão acontecer várias mudanças e vou precisar de umas dicas, estou mais perdida do que cego em tiroteio... rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir

Ahhh deixa um comentário vai... vou ficar assim :-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...